CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE PESCA OCEÂNICA 2014
REGULAMENTO
MODALIDADE - PESCA OCEÂNICA EMBARCADA
ARTE DE PESCA - LINHA DE MÃO, MOLINETE OU CARRETILHA (ELÉTRICAS OU MANUAIS) E PARGUEIRAS.
PRÉ-REQUISITO - LICENÇA DE PESCA AMADOR categoria B dentro do prazo de validade. Caso o interessado não tenha licença deverá providenciar e apresentar cópia da mesma (provisória ou definitiva) no ato da inscrição da equipe em que irá participar. A ausência desta licença acarretará na proibição do pescador de participar do Campeonato.
1 - DA PARTICIPAÇÃO
1.1- A participação no Campeonato Pernambucano de Pesca Oceânica 2014 é aberta às equipes formadas por pescadores que atenderem ao pré-requisito acima e que dispuserem de embarcações licenciadas e em perfeitas condições de navegação. O comandante da equipe também é considerado pescador e deverá apresentar a referida licença.
1.2- A participação se dará por equipe. Cada equipe deverá ser composta por no mínimo 02 (dois) pescadores e no máximo 05 (cinco), incluindo o comandante. Durante o Campeonato somente poderão estar embarcados os pescadores inscritos nas equipes. É vetado a participação, na embarcação, de passageiros ou convidados que não sejam membros inscritos nas equipes como pescadores.
1.3- A obtenção da Licença de Pesca Amador é de inteira responsabilidade do participante e poderá ser obtida pela internet através do site http://sinpesq.mpa.gov.br/pndpa/web/
1.4- De acordo com a legislação atual estão dispensados da Licença de Pesca Amador os aposentados e maiores de 65 anos homens e 60 anos mulheres.
2 - DAS EMBARCAÇÕES
2.1- Para participar do Campeonato Pernambucano de Pesca Oceânica 2014, a embarcação deverá estar licenciada e em perfeitas condições de navegação.
O cumprimento das exigências legais (pirotécnicos, extintores, bóias, rádios, coletes, etc...) é de exclusiva responsabilidade dos comandantes.
3 - DA INSCRIÇÃO
3.1- DO LOCAL
3.1.1- As fichas de inscrição estarão disponíveis na Marina Araçanga, localizada na Rua Marmelo, 21, Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes - PE ou pela internet no endereço www.apesca.net.br
3.2- DA DOCUMENTAÇÃO
3.2.1- A documentação necessária para inscrição das equipes será:
a) Ficha de inscrição preenchida e assinada pelo Comandante da equipe;
b) Cópia do documento de inscrição da embarcação na Capitania dos Portos;
c) Cópia da carteira de identificação e Licença de Pesca Amador de todos os membros da equipe.
d) Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição
3.3- DO PERÍODO
3.3.1- A ficha de inscrição e toda documentação exigida no item 3.2, deverá ser entregue até o dia 24/01/14 na Marina Araçangana na Rua Marmelo, 21, Barra de Jangada na cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE, ou via e-mail no endereço nchianca@yahoo.com.br. A entrega desta documentação é a confirmação da participação da equipe no Campeonato.
3.3.2- O ato da inscrição pressupõe que o Comandante e a sua Equipe estejam cientes do Regulamento da competição. Qualquer desobediência a qualquer item deste regulamento implicará na desclassificação da respectiva equipe do campeonato.
3.3.3- Após confirmada a inscrição a equipe participante receberá o KIT do campeonato, que será entregue no dia 31/01/2014 na Marina Araçanga .
3.4- DO VALOR DA INSCRIÇÃO
Por embarcação: R$ 300,00 (Este valor dá direito a participação de até 3 pescadores, sendo 1 comandante e 2 pescadores)
Pescador adicional: R$ 100,00 (Como disposto no item 1.2 a equipe está limitada a um máximo de 5 integrantes)
Em caso de desistência ou desclassificação, o valor da inscrição não será reembolsado.
4 - DO CALENDÁRIO
4.1- O Campeonato será realizado em uma única etapa a ser relizada no dia 01/02/2014.
4.2- Caso por qualquer motivo, não venha a ser realizada, caberá a comissão organizadora determinar nova data. De preferência a data alternativa será o sábado seguinte
5 - DOS HORÁRIOS
5.1- Saída das embarcações (largada): 04h00min
5.2- Chegada das embarcações (Encerramento): 15h00min
A largada das embarcações se dará no rio Jaboatão, no ponto em frente à Marina Araçanga. Para efeito de chegada, será considerado válida as embarcações que passarem em frente ao píer da marina Araçanga até a hora determinada para o encerramento, independente de atracação.
6 - DOS EQUIPAMENTOS DE PESCA
6.1- As iscas poderão ser artificiais ou naturais, vivas ou não.
6.2- Será proibido o uso de espinhel e rede.
6.3- Será permitido o uso da tarrafa exclusivamente para a captura de iscas.
7 - DO DESTINO DOS PEIXES CAPTURADOS
7.1- De acordo com o Art. 6º. da INSTRUÇÃO NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº 9, DE 13 DE JUNHO DE 2012, será permitida por pescador 15 kg (quinze quilos) mais 01(um) exemplar.
7.2- O execedente dos peixes capturados serão válidos para pontuação, porém deverão SER DOADOS, à uma instituição beneficente a ser indicada pela comissão organizadora.
7.3- As equipes de não ultrapassarem o limite de cota de peixe estabelecido no item 7.1 deverão DOAR 10% em peso dos peixes capturados à instituição beneficente indicada pela comissão organizadora.
7.4- A doação de peixes em peso e quantidade maior do que o estabelecido neste regulamento é incentivada pela APESCA e facultativo a todas as equipes participantes.
7.5- A comercialização dos peixes capturados é terminantemente proibida.
8 – DOS OBSERVADORES DE BORDO
8.1- De acordo com o Art. 12º da PORTARIA Nº4 DE 19 DE MARÇO DE 2009, nas competições realizadas por embarcações de pesca amadora oceânica para a captura de atuns e afins, deverá ser reservada uma (1) vaga em cada embarcação, para observadores de bordo, indicados e credenciados pelo IBAMA, para desenvolver atividades de monitoramento das pescarias.
9 - DAS ARTES DE PESCA
9.1- Somente será permitida a arte de pesca de linha. Entretanto, será permitido o uso da tarrafa exclusivamente para a captura de iscas.
9.2- Qualquer outra modalidade de pesca implicará na desclassificação da equipe infratora.
10 -DA ÁREA DE PESCA
10.1- A área de pesca estabelecida para este Campeonato é delimitada pelos limites abaixo:
Limite Oeste = Litoral
Limite Leste = 20 milhas náuticas afastadas do litoral
Limite Norte = Latitude -07º 50'
Limite Sul = Latitude -08º 35'
11 - DA PONTUAÇÃO
11.1- Para a pontuação e premiação não serão considerados peixes com peso menor do que 1 kg.
11.2- PONTUAÇÃO:
ESPÉCIE |
PONTOS / KG |
MARLIN, SAILFISH (Bicos) |
15 |
CAVALA VERDADEIRA |
12 |
CAVALA WAHOO, DOURADO, GALO DO ALTO, BARRACUDA |
10 |
ALBACORA, SERRA, CIOBA, BEIJUPIRÁ |
08 |
ARABAIANA, OLHETE, PITANGOLA |
06 |
OUTROS (Qualquer espécie não listada acima) |
04 |
12 - DA PREMIAÇÃO (Troféus e Medalhas)
12.1- POR EQUIPE
(Somatório dos pontos):
a) 1º lugar geral (1 troféu + uma medalha por membro da equipe)
b) 2º lugar geral (1 troféu + uma medalha por membro da equipe)
c) 3º lugar geral (1 troféu + uma medalha por membro da equipe)
d) Troféu Sardinha para a equipe com menor pontuação
(Maior quantidade de peixes independente do peso e espécie):
e) Melhor equipe em quantidade de peixes (1 troféu + uma medalha por membro da equipe)
12.2- INDIVIDUAL (Por Pescador):
f) Prêmio de maior peixe capturado, medido do nariz à cauda (Troféu)
g) Prêmio de peixe mais pesado capturado (Troféu)
13 - DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
13.1- A realização do evento será confirmada às 15h00min do dia anterior via e-mail, quando as condições de mar e vento serão checadas na internet.
13.2- Caso as condições de mar e vento não sejam favoráveis o Campeonato poderá ser transferido para outra data a critério da Comissão Organizadora, preferencialmente no sábado seguinte. A nova data será comunicada via e-mail.
13.3- O Campeonato será declarado encerrado a qualquer momento, antes da hora prevista caso não haja condições de prosseguimento segundo determinação da Comissão Organizadora. Os peixes capturados serão computados normalmente.
13.4- Em caso de encerramento, os Comandantes deverão recolher imediatamente as linhas e retornar à Marina Araçanga.
13.5- Qualquer equipe participante tem o direito de protestar contra outra que tenha violado o regulamento do Campeonato. Os protestos deverão ser apresentados por escrito à Comissão de Protestos, com o local e a hora da infração observada. Os protestos só deverão ser apresentados até o término da pesagem.
Poderão também ser feitos protestos pelo rádio e confirmados posteriormente com o disposto acima.
O julgamento de um protesto será concluído no mesmo dia do Campeonato e antes da entrega dos prêmios. As decisões da Comissão de Protestos são soberanas e irrecorríveis.
13.6- A Comissão de Protestos será composta por todos os Comandantes das embarcações participantes e deliberará, por votação simples, a procedência do protesto apresentado e determinará, também por votação simples, as eventuais atitudes corretivas no caso de protesto procedente.
14 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
14.1- Toda e qualquer alteração deste regulamento, serão informadas via email.
14.2- Os casos omissos serão resolvidos e julgados pela Comissão Organizadora.